Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Regresso às aulas: alguns conselhos e dicas importantes

Sexta-feira, 31.08.12

 

 

 

 

Eu hoje venho com um post um pouco diferente do que costumo fazer. Está inserido nas minhas séries de regresso às aulas e consiste em alguns conselhos/dicas que a meu ver são importantes.  

A realidade é que, gostemos ou não da escola, ela é um espaço de oportunidades para o nosso futuro. E em vez de nos lamentarmos que o Verão está a acabar, devemos encarar com otimismo o novo ano escolar que se avizinha. Começar com o pé direito, como se diz, porque ao fim ao cabo o nosso rendimento escolar vai afetar o nosso futuro, tanto de uma maneira positiva como negativa, isso agora cabe a nós decidir.

Por isso, aqui vão alguns conselhos que eu julgo importantes para terem sucesso na escola/universidade:

 

1- Definir objetivos - É muito importante definir um ou mais objetivos, como por exemplo, acabar o secundário, tirar uma licenciatura, tirar x nota no exame x, etc. Tudo depende daquilo que nós idealizamos para o nosso futuro. Há muitas pessoas que têm receio de definir objetivos porque acham que não os vão conseguir realizar, mas isso agora depende de vocês. Quando nós queremos realmente uma coisa, fazemos de tudo para a ter e devemos encarar o nosso objetivo como tal, lutar por ele com todas as nossas forças e acreditem que se assim o fizerem, irão conseguir realiza-lo. Por isso dêm tudo por tudo, pensem sempre no vosso futuro e naquilo que vocês querem para a vossa vida.

 

2 - Otimismo! - Se nós pensarmos de maneira positiva, vamos atrair até nós coisas positivas. Portanto, acabaram as inseguranças e o pessimismo, que só nos fazem passar um mau bocado. Enfrentem os dias da escola/universidade como uma oportunidade. Aproveitem-na de cabeça erguida e sorriso nos lábios, fazendo tudo por tudo para conseguirem!

 

3 - Atitude assertiva - Muitas vezes, alguns colegas têm uma atitude incorreta connosco e nós, comportamo-nos também de uma maneira errada com eles em forma de resposta. Devemos ser assertivos e ter sempre muita calma com os nossos colegas ou até mesmo professores, que sejam injustos connosco. Não podemos ser nem agressivos nem passivos, ou seja, deixarmos que alguém se aproveite de nós ou que nos maltrate. Devemos ser sempre justos e honestos connosco mesmos.

 

4 - Paciência - É muito importante se quisermos ser bem sucedidos. Temos de ter paciência para estudar, para estarmos atentos nas aulas, para tirarmos apontamentos, etc.

 

5 - Organização - E esta é, a meu ver, a palavra chave para o sucesso escolar. Organizem-se o máximo que puderem, porque isso facilita muito mais as coisas. Têm sempre noção da data dos testes, trabalhos, etc. Quando precisarem de uma ficha ou de um teste, saberem o local onde ele está. Facilita o estudo e até mesmo se manterem um bom local organizado de estudo até se sentem melhor a estudarem e sabem sempre onde tudo está.

 

 

Estas são as minhas 5 dicas que acho serem importantes para a escola. Não desperdicem as oportunidades que têm. O mercado de trabalho é cada vez menor e mais exigente, portanto pensem a longo prazo. Muitas vezes digam não a saídas ou até mesmo às redes sociais, se tiverem um teste ou um trabalho no dia a seguir. Definam ao vossas prioridades e lutem por aquilo que querem e sejam felizes!

 

 

Qualquer dúvida ou pedido façam!

Um grande beijinho

S.S

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Misteriosa Sonhadora às 00:35


1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031